O Presidente da China, Xi Jinping, confirmou sua participação na inauguração do Terminal Portuário Multiuso de Chancay, conforme anunciou o Ministro das Relações Exteriores do Peru, Javier González-Olaechea. A cerimônia acontecerá no contexto da Cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) no Peru, agendada para 10 a 16 de novembro de 2024.
Localizado na costa central do Peru, a aproximadamente 80 quilómetros de Lima, o porto de Chancay pretende desempenhar um papel crucial como principal ligação comercial da China na América do Sul. A construção do porto está a cargo da empresa chinesa Cosco Shipping, e é projetado como o “primeiro porto privado de uso público”.
Graças à sua profundidade de mais de 16 metros, o terminal poderá receber navios com capacidade para até 18 mil contêineres. A agenda da Cúpula da APEC no Peru será concluída com a Semana dos Líderes Econômicos, marcada para 10 a 16 de novembro em Lima. O encontro contará com a participação dos mais altos representantes das economias membros do fórum de cooperação econômica, consolidando o compromisso de fortalecer os laços comerciais e a colaboração entre as economias participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário