A operação da Wilson
Sons no Tecon Rio Grande, terminal de contêineres
do Porto do Rio Grande (RS), recebeu a certificação ISO 45001. A norma confirma a
excelência dos sistemas de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
da unidade. O terminal já é certificado com a ISO 14001,
relativa à gestão ambiental, e com a ISO 9001, focada na
gestão da qualidade.
“O novo reconhecimento ratifica o nosso compromisso com a melhoria contínua na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. É uma chancela internacional para o sistema de gestão do terminal, já reconhecido no mercado e, agora, verificado por um certificador independente, o Bureau Veritas”, destaca Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande.
A ISO 45001 o adota métodos de controle abrangentes, contemplando diferentes públicos, como colaboradores, terceiros, fornecedores, além de visitantes. “Para os clientes, em especial, a norma garante que o terminal realiza os processos de maneira segura, minimizando riscos e possíveis paradas operacionais”, explica Bertinetti.
A equipe do terminal trabalhou durante 18 meses para alcançar a nova certificação. O projeto incluiu diagnóstico, adequações de processos e auditoria interna antes da realizada pelo órgão certificador. Colaboradores de todas as áreas e níveis hierárquicos foram envolvidos no processo. Fornecedores e agências reguladoras também participaram de campanhas, treinamentos e orientações relativas à Saúde e Segurança Ocupacional.
Desde 2011, a Wilson Sons realiza robustos investimentos em segurança com o Programa WS+, que utiliza a metodologia da DuPont, consultoria referência mundial no setor. O programa reduziu em 95% o índice de acidentes com afastamento em todos os negócios do Grupo. Além do Tecon Rio Grande, o Tecon Salvador, terminal de contêineres operado pela Wilson Sons no Porto de Salvador (BA), também é certificado com a ISO 45001.
Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende cerca de três mil importadores e exportadores. Desde 2020, tem capacidade para operar simultaneamente dois navios New Panamax, um dos maiores cargueiros do mundo, com 366 metros de comprimento e capacidade para transportar até 14 mil TEU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário