segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Sala do SDAERGS no Tecon Rio Grande agiliza operações dos Despachantes Aduaneiros

 

          O Despachante Aduaneiro Glaiton Luís Colares da Costa entrou no seu carro no Centro de Rio Grande, numa manhã rotineira de trabalho no final dos anos noventa, pegou a estrada e calculou que em no máximo 30 minutos chegaria ao terminal marítimo, a 14 quilômetros de distância, onde deveria desembaraçar mercadorias com urgência. Andou cerca de 15 minutos e precisou parar, com o trânsito interrompido pela passagem das dezenas de vagões de carga, puxadas lentamente pela locomotiva, que cruzava o caminho e atrasava em quase uma hora o tempo da viagem, somando-se o congestionamento provocado pelo comboio. A cena se repetia praticamente todos os dias até 2001, quanto foi inaugurada a Sala do SDAERGS (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) no Tecon (Terminal de Contêineres do Grupo Wilson Sons). “Esse espaço é fundamental porque fica onde estão nossas principais operações na cidade”, comemorou Costa.

          Diretor da Suporte Despachos Aduaneiros, e atuando há mais de vinte anos na profissão, Costa considera “a Sala uma ferramenta muito útil que facilita o trabalho e acaba beneficiando os clientes nos seus negócios de comércio exterior”. Suspirou ao lembrar que não  é mais necessário fazer várias viagens diárias entre a cidade e os diversos terminais localizados no Superporto (estabelecidos num trecho de 4,7 quilômetros junto à barra de acesso ao mar). “Além disso, o apoio do Sindicato e do Tecon é decisivo para garantir a qualidade e a agilidade dos serviços prestados pelos Despachantes Aduaneiros”, frisou.

          Representante da Mapper Logística, de Novo Hamburgo, Paulo Ricardo Silveira Ávila, assim como Glaiton, vai praticamente todos os dias ao Tecon, e igualmente trabalha há mais de 20 anos na atividade. “A Sala elimina os transtornos da viagem em uma rodovia que se torna perigosa pelo intenso movimento de carros e caminhões. Ela ajuda a evitar acidentes e contribuiu para tornar nosso trabalho mais eficiente no atendimento dos clientes”, afirmou. “Mais de 90% dos despachantes aduaneiros de Rio Grande operam no Tecon e nos demais terminais da região, então, esse espaço permite agilizar os negócios, no meu caso dos importadores, que representam a quase totalidade da carteira que atendo. Também podemos preparar, no local, a documentação da carga para os transportadores”, explicou.

          “Mesmo que no momento os órgãos intervenientes como a Anvisa, Receita Federal e Ministério da Agricultura, em função da pandemia provocada pela Covid-19, estejam adotando esquema especial de funcionamento, a Sala mantém sua importância”, destacou Ávila. O Despachante Aduaneiro também salientou o bom relacionamento com a administração e funcionários do Tecon. “O local é bem localizado junto ao armazém, as instalações e equipamentos são adequadas e somos bem atendidos por todos os colaboradores do terminal”, elogiou Ávila.

          A Assessoria de Marketing do Grupo Wilson Sons, que administra o Tecon Rio Grande, informou que  “a Sala foi idealizada para ser um local de apoio nas rotinas de desembaraço aduaneiro no terminal. E, entre suas vantagens, está nosso apoio aos parceiros Despachantes Aduaneiros, por meio do bom relacionamento construído no dia-a-dia do terminal”. Esclareceu que “seja para agendar entre uma liberação e outra, ou mesmo para solucionar algo no computador, nossa equipe está sempre pronta para ajudar”.

          “A importância da Sala se justifica, entre outras razões, pela distância dos escritórios dos Despachantes Aduaneiros, no Centro de Rio Grande. Nela, eles podem aguardar a conclusão dos seus processos e, em caso de dúvida ou necessidade de alguma providência, nossos profissionais encontram-se in loco para auxiliar da forma mais rápida e eficiente”, observou a Assessoria de Marketing do Grupo Wilson Sons. Enfatizou que “os associados do SDAERGS ingressam no terminal mediante crachá e contam, na Sala, com estrutura adequada. E, também, está disponível para empréstimo EPIs necessários para acessar a área operacional.”

          A assistente administrativa e financeira da Delegacia do SDAERGS em Rio Grande, Tatiane Arrieche Ávila, disse que o Tecon é responsável pelo espaço físico, a água, energia elétrica, ar condicionado, wifi, bebedouro e outros equipamentos. O Sindicato banca o material de expediente, impressora, telefone, computador, internet e mantém um funcionário seu na Sala. “Apoiamos nossos associados para que possam desenvolver seu trabalho e atender da melhor forma possível seus clientes. Ajudamos, inclusive, recebendo e despachando envelopes, mensagens de outros despachantes aduaneiros, transportadores e clientes”, concluiu Tatiane.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário