terça-feira, 1 de setembro de 2020

Eldorado e Bracell vencem licitação de terminais de celulose em Santos


          A Eldorado e a Bracell venceram a licitação dos terminais de celulose STS 14 e STS 14A do Porto de Santos (SP). A Eldorado foi vencedora nas das disputas. No entanto, de acordo com as regras do edital, o grupo só poderia ficar com uma das áreas, optando pelo terminal STS 14.
          A empresa, controlada pela J&F Investimentos, concordou em pagar uma outorga de mais de US $ 46 milhões à Autoridade Portuária de Santos. Com isso, a Eldorado terá de investir cerca de US $ 34,6 milhões e terá potencial para armazenar 97 mil toneladas de celulose e movimentar 2 milhões de toneladas anuais.
          A Bracell, que ficou em segundo lugar nas duas disputas, acabou ganhando o contrato do terminal STS 14A. A empresa terá que pagar mais de US $ 46 milhões à Autoridade Portuária de Santos e vai investir um montante estimado de US $ 35 milhões para garantir o armazenamento de 125 mil toneladas de celulose e a movimentação de 2,6 milhões de toneladas por ano.
          A Suzano também participou das duas disputas por meio da Maxcel Empreendimentos e Participações. A empresa fez lances simbólicos de US $ 185,5 em cada um dos leilões. No entanto, sua participação foi bloqueada por uma norma de edital, que definia um limite de 40% para cada empresa do mercado de celulose do Porto de Santos. Como a Suzano agora tem uma grande operação no porto, sua concorrência era limitada.
          Além disso, foi realizada a licitação de uma área no Porto de Vila do Conde, no Pará. O grupo Celba 2 Centrais Elétricas Barcarena, empresa da Golar Power and Evolution Power Usinas (EPP), foi o único concorrente e venceu a licitação da área com uma oferta de US $ 92,7 mil. Com isso, é viável a construção de uma termelétrica local, bem como de uma unidade flutuante para armazenamento e regaseificação de GNL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário