A pandemia provocada pelo novo coronavírus, sem
previsão de término, está levando os portos da América Latina a adotarem mais
medidas para seguirem operando. As autoridades portuárias do Brasil, Equador,
Peru, México e Chile anunciam novos protocolos de proteção contra o avanço da
covid-19 na região.
A Autoridad
Portuaria Nacional de Perú (APN) determinou a aplicação de sistemas de
gestão de proteção e segurança nos terminais e instalações portuárias em caráter
obrigatório. A medida envolve a aprovação dos protocolos sugeridos por APM
Terminals Callao, DP World Callao.
Os terminais peruanos decidiram operar em
horários limitados e com número de trabalhadores menor. Os motoristas de
caminhão que entram e saem dos portos passaram a contar com instalações
especiais, recebendo combustível e alimentação de forma mais segura.
O Puerto
de Aguas Profundas, de Posorja no Equador, criou um plano tecnológico com
mais flexibilidade, oferecendo acesso a serviços. O terminal informou que segue
operando, mas mais de 100 colaboradores estão realizando tele-trabalho, usando
plataformas de comunicação.
O Contecon Guayaquil instalou sistemas
com verificação automática do ingresso e a aplicação de medidas de
bioseguridade para toda a cadeira logística que opera no terminal. O Terminal
de Manta também está executando apenas medidas rigorosas de segurança para
o acesso às suas instalações.
No
Brasil, a Superintendência
do Porto de Itajaí realiza uma campanha de conscientização sobre o
coronavírus para os trabalhadores de transporte. A ação ocorre nos portões de
acesso ao complexo, com a distribuição de kits de higiene.
Mesmo assim, a Agencia Nacional de
Transportes Acuáticos (ANTAQ) comunicou que para reduzir os efeitos da
crise nos setores regulados foram suspensos os prazos de procedimento,
ampliadas as audiências públicas, e aplicadas diretrizes e restrições às
atividades de transporte de passageiros. Foram ainda aprovadas resoluções que
regem as reuniões ordinárias da Junta Virtual e Eletrônica da Agência.
Os
caminhoneiros que descarregam grãos no Porto de Paranaguá receberam um
kit de alimentos a partir do dia 14 de abril. É uma maneira de ajudar os
motoristas que têm dificuldades para encontrar restaurantes abertos devido à
pandemia, justificou a autoridade portuária.
A Secretaría
de Comunicaciones y Transportes de México (SCT) anunciou a entrega de
permissões e autorizações a navios ou artefatos navais que operam serviços
vinculados com o transporte de passageiros e carga, assim como com a produção e
distribuição de gás, petróleo, gasolina e querosene de aviação.
O Puerto
de Lázaro Cárdenas, a Administración Portuaria Integral de Veracruz (foto)
e a Administración Portuaria Integral de Altamira comunicaram que
continuam operando de modo eficiente, obedecendo as determinações do Governo
Federal e das autoridades de saúde nacionais e internacionais.
A Empresa
Portuaria Chacabuco (Emporcha) ,no sul do Chile, tomou as medidas de
prevenção estabelecidas pelo Ministério de Saúde e a Capitania de Puerto Chacabuco,
dirigidas à operação dos navios e seus trabalhadores.
Além disso, em conjunto com a Autoridad
Sanitaria y la Gobernación Marítima foram adotadas limpezas sanitárias diárias
na entrada do recinto portuário, escritórios e demais instalações da Zona
Franca, áreas onde ficam supervisores e chefes de serviços. Também é tomada a temperatura
de todas as pessoas que ingressam no complexo.
A Empresa
Portuaria Austral (Epaustral) confirmou o contágio de Covid-19 de um
integrante da sua equipe do Terminal José de los Santos Mardones, de Punta
Arenas, no extremo sul do Chile.
As medidas de proteção e controle passaram, então,
a serem mais rigorosas. Mas o terminal mantém as operações programadas, com as
cargas sendo movimentadas em horários específicos e com monitoramento constante
das medidas de segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário