O
Terminal Multicargas (T-Mult) do Porto do Açu (RJ) movimentou mais de 655 mil
toneladas, ao longo do ano de 2018. Este número representou um aumento de 16%
em relação ao registrado no ano passado e 12 vezes mais do que o operado em
2016, quando o terminal foi inaugurado. No último ano, o T-MULT recebeu mais de
22 mil carretas e 22 embarcações, operando 7 produtos diferentes para um total
de 15 clientes, o dobro do atendido no ano anterior. Além disso, atingiu níveis
internacionais de produtividade, com um recorde de descarregamento de cerca de
22 mil ton/dia.
Segundo o diretor de Operações da
Porto do Açu, Ideraldo Goulart, os números refletem os avanços do Terminal
Multicargas e o consolidam como uma excelente opção para a importação e
exportação de produtos: “Os resultados do T-MULT são muito satisfatórios. Temos
ampliado os tipos de cargas movimentadas e os clientes atendidos. Fechamos 2018
superando os anos anteriores e já começamos 2019 com o pé direito, somando 136
mil toneladas movimentadas, até agora”, afirmou o executivo.
Em sua última operação de 2018,
durante uma movimentação de coque, o T-MULT recebeu o terceiro navio tipo
Panamax da história do terminal. Cerca de 29 mil toneladas de carga foram
descarregadas e serão expedidas para Minas Gerais. Neste ano, mais dois navios
de coque já foram recebidos, além de outras duas embarcações carregadas de
carvão e carga de projeto.
A diretora Comercial da Porto do Açu
Operações, Tessa Major, ressalta os diferenciais do Terminal Multicargas: “Além
de apresentar soluções de logística integradas para entrada e saída de cargas,
outro atrativo do T-MULT é ser um terminal 100% privado, o que possibilita o
desenvolvimento de projetos customizados, de acordo com os interesses de cada
cliente”.
Atualmente, o Terminal Multicargas
movimenta coque, carvão, bauxita, gipsita, carga geral e de projetos, além de
ter autorização para operar qualquer tipo de graneis sólidos e veículos. A
Porto do Açu Operações também está desenvolvendo um projeto para criar a
infraestrutura necessária para movimentação de contêineres.
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