terça-feira, 25 de agosto de 2015

Secretaria dos Transportes do Rio Grande do Sul quer restabelecer acordo de cooperação com o governo holandês no desenvolvimento da hidrovia

        A SMT  (Secretaria dos Transportes e Mobilidade do Rio Grande do Sul) pretende restabelecer o acordo de cooperação com o governo holandês, para o fortalecimento do transporte hidroviário no Estado. Com esse objetivo a SMT promove, na próxima segunda-feira (31), às 9h, uma reunião técnica para troca e atualização de informações sobre o tema, no auditório da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), em Porto Alegre (RS).
      O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, disse que a agenda será o primeiro passo para confirmar o interesse do governo em retomar o Master Plan (plano mestre prático), em parceria com o governo holandês. Concluído em 2010, o plano é um diagnóstico que propõe medidas de curto, médio e longo prazo, para desenvolver o sistema hidroportuário do Rio Grande do Sul.
       "A ideia de viabilizar e potencializar o uso das hidrovias gaúchas, promovendo a intermodalidade", adiantou o secretário. Segundo ele, essa é uma das suas principais metas da sua gestão na pasta. Ele ressaltou que a parceria com o governo holandês pode ser uma importante ferramenta nesse sentido.
       Na reunião, os diretores da SPH e do Porto de Rio Grande farão uma apresentação sobre a legislação brasileira e atual situação das hidrovias gaúchas, além de suas principais demandas e potencialidades. A comitiva holandesa também se manifestará sobre possíveis alternativas de renovação da cooperação. Está previsto, ainda, um momento para questionamentos e troca de experiências entre as duas partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário