quinta-feira, 12 de junho de 2025

Porto de Santos registrou maior incremento de congestionamento na América Latina em 2024


 

O aumento nos congestionamento em portos como Xangai e Singapura, na Ásia, e Los Angeles), nos EUA, têm atraído atenção recentemente, mas isso não é uma questão preocupante apenas no momento. Prova disso é que, com a crise do Mar Vermelho, ameaças de greves portuárias e uma série de eventos climáticos extremos, essa situação também se repetiu em 2024. De fato, em junho do ano passado, atingiu um nível não visto desde a pandemia de COVID-19, de acordo com um relatório da Beacon.

Assim, dos 88 portos analisados ​​no relatório, 60 (68%) registraram tempos médios de atracação de navios mais longos (ou seja, ancorados aguardando atracação) em 2024, em comparação com 2023. No entanto, os aumentos foram, em sua maioria, menores: 34 desses 60 portos registraram aumentos de menos de duas horas. Além disso, 30% apresentaram aumentos de mais de duas horas e modestos 15% registraram reduções de congestionamento de mais de duas horas.

O relatório também revela números referentes ao aumento de dias, horas e porcentagens equivalentes de ancoragem para alguns dos principais portos da América Latina, incluindo: Santos (foto): +0,8 dias; +20,3 horas; +146% (que também registrou o segundo maior aumento globalmente) Colón, Panamá: +0,3 dias; +7,8 horas; +180% Balboa, Panamá: +0,3 dias; +6,1 horas; +182% Cartagena, Colômbia: +0,1 dia; +1,4 horas; +307% Callao, Peru: +0,0 dias; +1,0 horas; +28% Guayaquil, Equador: +0,0 dias; +0,8 horas; +28% San Antonio, Chile: +0,0 dias; +0,8 horas; +28% +0,8 horas; +22%.

 Em relação aos portos que registraram os maiores aumentos de congestionamento em 2024, em nível global, em relação ao ano anterior, estes foram: Durban, África do Sul (+1,26 dias) Santos, Brasil (+0,85 dias) Charleston, EUA (+0,72 dias) Vancouver, Canadá (+0,68 dias) Manila, Filipinas (+0,65 dias). Além disso, nenhum outro porto mencionado registrou um aumento de mais de 10 horas. Também houve portos que apresentaram melhora, incluindo Mersin (Turquia) liderando a tendência, reduzindo o tempo de atracação em mais de dois dias. Enquanto Gdansk (Polônia) também relatou uma redução de meio dia.

Além disso, nenhum outro porto apresentou uma redução de mais de 10 horas em relação ao ano anterior. Tendências Regionais De acordo com o relatório, os efeitos das interrupções não foram sentidos uniformemente em todas as regiões. Enquanto os portos na Europa, Sudeste Asiático e América do Norte registraram aumentos anuais entre 28% e 35%, o Extremo Oriente e o Oriente Médio apresentaram uma melhora em relação aos níveis de 2023. Europa (+0,05 dias) América do Norte (+0,15 dias) Extremo Oriente (-0,02 dias) Sudeste Asiático (+0,08 dias) Oriente Médio e Norte da África (-0,26 dias).

O Extremo Oriente continua demonstrando a qualidade de sua infraestrutura portuária, com o tempo médio de ancoragem em toda a região caindo para 0,12 dias, ou menos de 3 horas. Essa melhora foi registrada apesar do tempo médio de ancoragem ter mais que dobrado em Xangai e Hong Kong. No Sudeste Asiático, por sua vez, o tempo médio de espera aumentou 30%, para 8,4 horas, em 10 portos analisados. Isso se deveu, em grande parte, à piora das condições em Manila. Apesar de o tempo médio de ancoragem em Singapura ter quase dobrado, o porto ficou em 52º lugar na lista dos portos mais congestionados em 2024.

Os portos norte-americanos estavam entre os mais congestionados do mundo. O tempo médio de ancoragem nos portos da região foi de 0,6 dia (14 horas), um aumento de aproximadamente quatro horas em comparação com 2023. Dos 11 portos norte-americanos analisados, nove apresentaram aumento no tempo médio de ancoragem, com Charleston (+0,7 dia), Vancouver (+0,7) e Norfolk (+0,3) apresentando um aumento de mais de 5 horas no tempo médio de espera. Houston (-0,1 dia) e Savannah (-0,3) foram os únicos dois grandes portos norte-americanos a apresentarem melhora nos níveis de congestionamento em 2024.

O tempo médio de espera dos navios nos 17 portos europeus analisados ​​foi de 0,23 dia, menos da metade do tempo médio dos portos norte-americanos. Desses portos, 13 apresentaram aumentos, com Valência (+0,2 dias) entre os que apresentaram os maiores aumentos. Em Roterdã, o tempo de espera quase dobrou, embora o porto tenha permanecido abaixo da média regional, em 0,21 dias. Em Antuérpia, outro grande centro da Europa, os níveis de congestionamento aumentaram em menos de uma hora.

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