A Scania obteve autorização da Agência Sueca de Transportes para testar os seus caminhões de condução autônoma na autoestrada E4, entre Södertälje e Jönköping. A montadora anunciou que os testes irão ocorrer em colaboração com a TuSimple, empresa de desenvolvimento de veículos autónomos.
Em comunicado, a fabricante revelou que os caminhões entrarão no serviço comercial com o Laboratório de Transportes da Scania. Eles serão carregados de mercadorias para as operações de produção da montadora.
Os veículos são conduzidos autonomamente, mas, por razões de segurança, são supervisionados por um condutor (Nível 4 na escala de SAE). Um engenheiro de testes também estará a bordo durante os testes para monitorizar e verificar as informações transmitidas ao caminhão.
“Tanto nos EUA, como na China, os testes já estão sendo feitos em caminhões de acordo com o Nível, 4 em estradas públicas. No entanto, tanto quanto sei, a Scania é a primeira na Europa a testar a tecnologia numa autoestrada e com carga”, afirma Hans Nordin, responsável pelo projeto Hub2hub (condução na autoestrada entre centros de carga). “Num futuro próximo, esperamos ainda conseguir testar a tecnologia noutros países europeus e na China”, acrescenta ele.
“Avançamos tanto no desenvolvimento de veículos de condução autônoma que a tecnologia poderá estar pronta para ser introduzida no mercado dentro dos próximos cinco anos para este tipo de transporte. No entanto, irá demorar mais tempo até que os veículos autônomos para condução em estrada com duas faixas, e em ambientes urbanos, se torne uma realidade”, conclui o responsável pelo projeto Hub2hub. No final deste ano, a Scania planeja expandir os testes de condução autônoma para abarcar toda a rota entre Södertälje e Helsingborg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário