segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Tarifas altas, escassez de contêineres e de espaço nos portos muda logística global


 

         Conforme entramos em outra rodada de quarentenas e como resultado de fechamentos produtivos, o volume de contêineres continua aumentando. Trinta e sete estados dos Estados Unidos parecem estar fechando seus negócios não essenciais para tentar nivelar a curva de contágio da COVID-19 que está aumentando, observa o analista da indústria portuária Jon Monroe, que descreve que, entretanto, Lojas essenciais, como redes de supermercados e varejistas como Walmart, Amazon, Target e Costco, estão cheias de pessoas "em pânico".

          Segundo ele, é bem possível que as importações marítimas continuem fortes, já que os consumidores continuam pedindo produtos que sustentem um estilo de vida "em casa e no trabalho à distância". Porém, argumenta que, infelizmente, os contêineres estão espalhados pelo mundo, gerando carências nas áreas onde são mais necessários.

          Olhando para as companhias marítimas, ele destaca que as tarifas marítimas estão se estabilizando, graças ao fato de agora estarem focadas em aumentar a garantia premium. Destaca-se também que entre 35% e 45% das reservas são rejeitadas por falta de contêineres, o que os levou a lutar para realocar o equipamento na Ásia. Alguns até têm reservas de exportação limitadas para carregar e mover contêineres vazios de volta para a China.

          Quanto a como as companhias marítimas vão lidar com a temporada 2021-2022, Monroe observa que a escassez de contêineres na Ásia significa que eles estão deixando os portos de carga com navios menos lotados. Em suma, “não há equipamentos suficientes para suportar o acúmulo de reservas para encher todos os navios. O produto está lá, mas os contêineres necessários para carregar o produto não”.

          Por isso, ele explica que os números de novembro podem ser menores do que os de outubro, não porque não haja demanda, mas porque não há equipamentos. A escassez criou problemas na América do Norte, bem como em outras áreas do mundo. Na Europa, os contêineres com destino ao Reino Unido às vezes são deixados nos portos de Antuérpia ou Rotterdam. Hoje, várias companhias marítimas realizaram uma negociação GRI na Europa. As taxas da Ásia para a Europa acabam de sofrer um grande aumento. Um contêiner de Xangai a Rotterdam ou Felixstowe agora custa mais de US $ 6.000.

          As empresas de leasing de contêineres também ficaram sem contêineres e as fábricas de contêineres na China têm um período de espera de mais de 4 meses para obter novos equipamentos fabricados, portanto, todo o estoque global de contêineres está sendo esticado e desequilibrado .

 

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