Até o final de agosto 534 navios porta-contêineres atualmente em
carteira de encomendas serão capazes de operar com combustíveis alternativos na
entrega, representando 53% dos navios encomendados e 77% da capacidade medida
em TEUs, de acordo com Niels Rasmussen, analista-chefe de transporte marítimo
da BIMCO. A esses navios se juntam outros 321 encomendados que operarão com
óleo combustível pesado e outros 155 que serão entregues prontos para futura
conversão para combustíveis alternativos.
O interesse em novas tecnologias de propulsão é particularmente forte
entre os navios de grande porte: entre os navios com 8.000 TEUs ou mais, 81%
dos pedidos são de embarcações movidas a combustíveis alternativos,
representando 85% da capacidade em construção. “Apesar do aumento de pedidos
nos últimos anos, os outros três principais segmentos de transporte marítimo —
graneleiros, petroleiros e petroleiros — ainda estão atrás dos navios
porta-contêineres. Nesses mercados, os navios com combustíveis alternativos representam
apenas 8%, 17% e 9% dos pedidos, respectivamente”, acrescentou Rasmussen.
A explicação pode estar na estrutura do mercado: enquanto o setor de
navios porta-contêineres é dominado por algumas companhias marítimas globais,
os segmentos de granéis e petroleiros têm uma presença muito maior de armadores
menores, o que limitaria a capacidade de investimento. Em relação às opções
tecnológicas, o GNL continua sendo o combustível alternativo mais popular,
respondendo por dois terços dos pedidos nesse segmento. O metanol, que liderou
os pedidos em 2023, agora responde por 31% do total, ficando atrás do GNL.
O retorno do GNL como primeira opção revela uma preocupação fundamental:
a disponibilidade de combustível. Embora a tecnologia para operações de baixa
emissão esteja disponível, a infraestrutura de fornecimento ainda avança
lentamente. Atualmente, o GNL é oferecido principalmente na forma de
combustível fóssil, mas, no futuro, poderá levar a alternativas de menor
carbono, como o bio-GNL ou os combustíveis eletrônicos. Se as projeções se
concretizarem, e assumindo que nenhuma embarcação deste tipo seja reciclada,
até 2030 a frota de navios porta-contêineres totalizará 837 embarcações movidas
a combustíveis alternativos e uma capacidade de 10,9 milhões de TEUs, o que
pode ser equivalente a mais de 25% da frota global em operação.